top of page

Hélder Eterno da Silveira

Candidato ao cargo de reitor

Nascido em Campina Verde e criado em Araguari, Helder é um homem preto, cujas raízes estão profundamente ligadas à simplicidade e ao esforço incansável de sua mãe, Dona Selma, que se dedicou integralmente a garantir que seu filho tivesse acesso à educação, apesar dos desafios da época. Sua dedicação e compromisso com os estudos foram responsáveis pela brilhante trajetória trilhada a partir de então. Movido pela experiência de vida e pelo desejo de contribuir positivamente para a comunidade, Helder busca agora ampliar as oportunidades na UFU, defendendo a valorização da diversidade e a inclusão.

helder
  • Instagram
  • LinkedIn

Formação e Experiência

Graduado em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela UFU (1997), possui especialização em Educação para Ciência (2000) e mestrado em Educação Brasileira pela mesma instituição (2002), além de doutorado em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Também realizou aperfeiçoamentos no Stanford Teacher Education Program (STEP), Estados Unidos (2013 e 2015), e na Escola de Formação de Professores no CERN, Suíça (2014).

 

Em mais de 20 anos dedicados à UFU, destacou-se em diversas posições de liderança e gestão. Na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), foi Supervisor da Divisão de Licenciaturas e Coordenador Institucional de programas estratégicos como Pibid, Prodocência e Licenciaturas Internacionais (PLI). Também atuou como Gestor do Convênio UFU-INEP para produção de materiais educacionais e como membro da Comissão Permanente de Processos Seletivos da DIRPS.

 

Assumindo a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), revitalizou a Olimpíada Universitária e fortaleceu iniciativas como o apoio ao Fórum de Assistência Estudantil e à Calourada. Em seguida, como Pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc) de 2017 a 2024, conduziu a criação de programas significativos como o PIAEV, PIAC e PIAC-Estudantil, além de captar recursos para obras essenciais como o Teatro e Cinema Universitários.

 

Destacou-se na reforma e captação de recursos para o Museu dos Povos Indígenas e o Museu Diversão com Ciência e Arte, bem como na criação do Centro de Extensão em Direitos Humanos (MADAH). Expandiu a presença da UFU com a inauguração de novos espaços como o Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria e o Centro de Cultura e Cidadania, abrigando importantes acervos culturais. Além disso, colaborou ativamente com políticas públicas na Capes, coordenando programas de formação de professores e projetos de extensão universitária, além de estruturar programas de cooperação internacional, como o Ciência sem Fronteiras. 

 

De modo geral, sua gestão foi marcada pela articulação estratégica com diversos órgãos e instituições, captação de recursos significativos e fortalecimento da presença da UFU no cenário nacional e internacional, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social da comunidade universitária.

 

Sendo assim, a jornada de Helder não é apenas pessoal; é um reflexo da luta por uma universidade inclusiva e representativa. Sua história inspira e sua visão para a UFU é clara: promover um ambiente acadêmico que valorize a diversidade, promova a igualdade e ofereça oportunidades equitativas para todos os estudantes e funcionários. Mais do que um nome na corrida pela reitoria da UFU, ele representa a determinação e o comprometimento com a educação e a igualdade de oportunidades.

Fabíola Alves Gomes

Candidata ao cargo de vice-reitora

Fabíola é mulher, enfermeira e uma pessoa humana, profundamente influenciada pela educação pública que recebeu. Sua jornada é um testemunho vivo dos benefícios e da importância da educação pública de qualidade. Determinada a promover mais representatividade na UFU, ela traz consigo não apenas sua expertise profissional, mas também um compromisso firme com a inclusão e a diversidade. Seu desejo é contribuir ativamente para uma universidade mais inclusiva, onde cada voz seja ouvida e valorizada, refletindo assim os ideais de equidade e excelência que guiam sua trajetória. 

fabiola
  • Instagram
  • LinkedIn

Formação e Experiência

Graduou-se em Enfermagem pela UFU em 2003, trilhando uma trajetória dedicada ao cuidado e à pesquisa na área da saúde. Especializou-se em Terapia Intensiva pela ABENTI em 2011, ampliando seu conhecimento e prática clínica. Com um Mestrado em Ciências da Saúde concluído na UFU em 2007, Fabíola aprofundou seu estudo nas ciências da saúde, contribuindo significativamente para a produção de conhecimento na área. Em 2018, obteve o título de Doutora em Ciências da Saúde pela mesma instituição, consolidando sua formação acadêmica e fortalecendo seu compromisso com a pesquisa e o ensino superior.

 

Por quatro anos, atuou como Assessora da Diretoria do Hospital de Clínicas, onde desempenhou papel fundamental na coordenação e implantação de projetos estratégicos, como a Unidade Coronariana e o Projeto Parto Adequado. Além disso, participou ativamente na formação de servidores e no dimensionamento das equipes do hospital, contribuindo significativamente para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela instituição.

 

Por sete anos, foi responsável pela coordenação da Divisão de Saúde na Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante, na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, onde liderou iniciativas como a criação do Programa Institucional de Atenção à Saúde (PIAS) e dos Núcleos de Apoio e Atenção ao Estudante (NAAES). Sua gestão também incluiu a coordenação estratégica do Projeto PROTEGER-SE e a organização de calendários temáticos para promoção de saúde mental, além de colaborar em iniciativas internacionais como o Projeto + Contigo.

 

Nos últimos três anos, tem desempenhado o papel de Pró-reitora de Assistência Estudantil substituta, consolidando seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento integral dos estudantes da UFU. Além disso, é professora associada da Faculdade de Medicina da UFU, onde também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional na área de Atenção ao Paciente em Estado Crítico. 

​

Ela contribuiu como membro da equipe do Programa de Promoção de Saúde Mental do Núcleo de Atenção ao Estudante do Curso de Enfermagem (NAE) e participou ativamente na Liga Acadêmica Multidisciplinar em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (LADOC). E, além de seu papel acadêmico, Fabíola Gomes coordenou o curso de Enfermagem na UNIPAC, incluindo a implementação do processo de reconhecimento do curso junto ao Ministério da Educação em 2005. 

​

Sua carreira é marcada pela pesquisa na área de Ciências da Saúde, com foco em urgência e emergência, cardiologia, carga de trabalho de enfermagem e saúde mental, resultando na coordenação de oito projetos e programas de extensão. Sua vasta experiência e dedicação à educação e pesquisa refletem seu compromisso com o avanço da ciência e da formação profissional na área da saúde.

bottom of page